Programas Institucionais

A FISUL conta com um conjunto de programas interdependentes que buscam qualificar os serviços educacionais prestados à comunidade. Tratam-se de possibilidades pensadas, debatidas e construídas no âmbito institucional, a partir de reflexões sobre o fazer acadêmico tanto no que diz respeito às exigências legais quanto às necessidades percebidas pela própria comunidade acadêmica.

Lista de Programas Institucionais

  • Escola de Formação Docente

    A Escola de Formação Docente da FISUL se caracteriza por um conjunto de ações coletivas e solidárias que busca, através da adesão docente e da socialização de experiências e de aprendizagens na docência, colocar em movimento os saberes necessários para o processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a Escola tem por objetivos: (1) capacitar os docentes para articular os saberes técnicos aos saberes pedagógicos, através de uma reflexão crítica sobre si, sua formação e sua prática; (2) reforçar nos docentes o compromisso com a aprendizagem discente; (3) levar os docentes a um processo contínuo de reflexão para, individual e coletivamente, através de saberes e fazeres, construir a identidade educativa da FISUL.


  • Acompanhamento de Egressos

    O Programa de Acompanhamento de Egressos da FISUL busca, através da coleta de dados, conhecer a percepção dos egressos acerca da formação acadêmica recebida. Comprometida em oferecer uma educação de qualidade, a tarefa da FISUL não se resume apenas ao compromisso com o conhecimento, embora este seja essencial para a sociedade. É preciso também desenvolver nos acadêmicos o espírito crítico e reflexivo para que, no futuro exercício profissional, eles possam discernir sobre o que é relevante agregar ao constante processo de transformação da sociedade.

    O Programa também busca monitorar a efetiva inserção dos egressos no mercado de trabalho, quer como colaboradores, quer como empresários. Ademais, o Programa objetiva conhecer esta realidade para, a partir dela, reorientar e/ou aprimorar as diferentes ações institucionais, tanto no que condiz ao ensino e à estrutura curricular quanto em relação às práticas na área da extensão, pós-graduação, e demais atividades da instituição.