Vestibular Agendado - 2024

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

MBA em Gestão Empresarial no Setor Elétrico Em Andamento


Conteúdos atualizados sobre geração, transmissão, distribuição, novas energias e comercialização de energia - considerando o contexto regulatório do setor elétrico que avança rapidamente -, os professores atuantes nesse mercado e com excelente formação acadêmica, fazem do MBA em GESTÃO NO SETOR ELÉTRICO, da Escola de Negócios da FISUL, um curso pioneiro no país.

Desse modo, busca compartilhar com os diferentes profissionais que atuam no Setor Elétrico Brasileiro (SEB) uma perspectiva gerencial de como os diferentes agentes se conectam e como as decisões dos órgãos reguladores setoriais (MME, EPE, ONS, CCEE, ANEEL, entre outros) influenciam nos seus negócios.

O curso se propõe a agregar, em um único MBA, aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros tão particulares ao Setor Elétrico, de forma a gerar valor aos profissionais dos diferentes negócios, tais como concessionárias, permissionárias e autorizadas de geração, transmissão, distribuição, comercialização, autoprodutores e consumidores livres.

Objetivo: agregar, em um único MBA, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros, tão particulares ao Setor Elétrico, de forma a gerar valor aos profissionais dos diferentes departamentos de concessionárias, permissionárias e autorizadas de geração, transmissão, distribuição e comercialização.

Público alvo: profissionais que exerçam funções para às quais é indispensável uma visão gerencial do Setor de Energia Elétrica e que buscam amplo conhecimento de aspectos estratégicos, jurídico, regulatório, operacional e financeiro do setor.

Modalidade: aulas on-line,100% ao vivo, privilegiando a troca de experiências e o debate.

Carga horária do MBA: 360 horas/aulas - duração de 13 meses 

Aulas semanais: quartas e quintas-feiras

Horário: 19h às 22h50

Início do curso: 02 de abril 2024

Término: 10 de abril 2025

Certificação: os Certificados de Conclusão serão emitidos pela FISUL – Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul.

Um MBA de alta qualidade a um preço acessível

O MBA em Gestão no Setor Elétrico é composto por 19 disciplinas, com duração de 13 meses e carga horária de 360 horas-aula que serão cumpridas em dois encontros semanais, com espaçamento de uma semana para os seguintes.

💡 Curso prático na sua essência, permitindo maior aplicabilidade no dia-a-dia de gestão e assertividade decisória.

💡 Desenvolvimento de habilidades gerenciais que permitem maximizar o resultado e mitigar os riscos.

💡 Professores conceituados, com formação acadêmica de excelência e atuação no mercado.

<  O que será estudado/debatido?  >

* Modelo Institucional do Setor Elétrico / Dr. Franklin Miguel, CEO na Electra Energy

Geração de Energia e Perspectivas / Dra. Fabiola Sena, CEO da FSET Consultoria em Energia

Transmissão de Energia Elétrica / Ma. Caroline Mattar, Gerente de Integração e Acesso, no Operador Nacional do Sistema–ONS

Distribuição de Energia Elétrica /  Esp. Manoel Negrisoli, Consultor de Mercados de Energia 

Planejamento e Matriz Energética/ Dr. Pedro Américo David, engenheiro de pesquisa energética

Operação do SEB e Formação de Preços / Me. Mário Daher, Conselheiro de Administração da EPE e do Conselho Energético da OAB/SP

Comercialização de Energia Elétrica e Leilões II / Dra. Solange David, Conselheira de Administração do Cigre Brasil e de Santo Antônio Energia (SAE

Estratégia Empresarial do Setor Elétrico / Dr. André Luis de Castro David, Sócio proprietário da Kickoff Gestão e Treinamento Empresarial LTDA. 

Perspectivas da Indústria de Gás Natural  /Esp. Adrianno Lorenzon, Diretor de Gás Natural (ABRACE)

Aspectos Jurídicos e Tributários da Regulação / Dra. Maria João Rolim, Coordenadora de Energia do Rolim, Goulart Cardoso Advogados.

Gestão e Licenciamento Ambiental /Dra. Karlla Maria Martini, advogada sênior da Companhia Paranaense de Energia-COPEL

Governança Corporativa / Dr. Gabriel Fiuza de Bragança, sócio e CEO da Pezco Economics

Geração Distribuída, Mercado de Hidrogênio e Novas Tecnologias / Esp./ FISUL Wolf Rowell, Sócio-Diretor de Engenharia e Finanças da Noale Energia  

* Liderança e Comunicação / PhD Paulette Melo, consultora na área de gestão de pessoas e arquitetura organizacional

Gerenciamento de Riscos Corporativos /Me. Eloir Joakinson Jr, Presidente da Termelétrica UEG Araucária S.A.

Tarifas de Energia Elétrica / Me. Helder Wilson Sousa, diretor de regulação da TR Soluções

* Liderança e Comunicação, Paulette Melo, PhD em Administração e consultora na área de gestão de pessoas e arquitetura organizacional 

* Geração Distribuída, Mercado de Hidrogênio e Novas Tecnologias, Wolf Rowell, especialista em Gestão no setor elétrico (FISUL) e Sócio-Diretor de Engenharia e Finanças da Noal e Energia

* Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono, José Guilherme Silva Amato, Chefe de Comércio de Carbono | Energia Renovável | SBN | Créditos de Carbono | I-REC |Negociação | ESG | Clima | Descarbonização

Cronograma de aula


 Como parte integrante do currículo da Turma 6, do MBA em Gestão no Setor Elétrico da Escola de Negócios do Setor Elétrico da Faculdade FISUL, realizou o “Overview Final”, em Garibaldi, com conteúdo sobre Inovação e Sustentabilidade no Setor Elétrico , em torno do tema: “O que o futuro reserva para o setor e qual o papel das cooperativas nessa transformação?”  

As atividades foram conduzidas pelo coordenador do MBA, Dr. Franklin Miguel, pelo Dr. Andriei Jose Beber, palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança, e professor da FISUL e na FGV, e por Wolf Rowell, sócio-diretor de Engenharia e Finanças da Noale Energia. 


Docentes

coord.energia@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação

Doutor

Disciplinas ministradas

Modelo Institucional do Setor Elétrico

Resumo

Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy. Atuou como Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), com pós graduação em Planejamento, Operação e Comercialização da Indústria de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e MBA em Gestão de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e em direito pela Faculdade Dom Bosco (2009).Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Eletrônica de Potência, Direito Regulatório, Comercialização de Energia no segmento livre e regulado, Cálculo de Tarifa de Distribuição e Transmissão. Possui experiência acadêmica como professor em diversas instituições.

fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutor

Disciplinas ministradas

Gestão Empresarial do Setor Elétrico

Resumo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Bauru (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Superintendente de planejamento da Companhia Paranaense de Energia.


fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutor 

Disciplinas ministradas

Gestão Financeira para o Setor Elétrico

Resumo

Doutor em Engenharia pela URGRS e Conselheiro de Administração da COPEL. Especialista e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança. É Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor e pesquisador. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), tem experiência nas áreas de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. Também é professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e ganhador do Prêmio Mérito Docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos, nos anos 2009, 2010, 2013 e 2014. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e exterior.


fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Mestra 

Disciplinas ministradas

Transmissão de Energia Elétrica

Resumo

Mestra em Sistemas de Potência (UNIFEI) e Gerente de Integração e Acesso no Operador Nacional do Sistema – ONS. Graduada em Engenharia Elétrica Ênfase Em Sistemas de Potência pela Universidade Federal Fluminense (1995) , especialização em Especialização Em Sistemas Elétricos Cese Modular pelo Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria (2002) e  em Especialização Técnica de Interligação de Autoprod pelo Fundação de Pesquisa E Assessoramento à Indústria (2003) . Atualmente engenheira da Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro.


fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Mestre

Disciplinas ministradas

Gerenciamento de Riscos Corporativos do Setor Elétrico

Resumo

Mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade pelo ISAE e Diretor Financeiro e Conselheiro do Comitê de Auditoria do IIA Brasil. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2003), Pós-graduação em Controladoria - UFPR (2005), Curso de Extensão: Direito da Energia Elétrica - Universidade Campos Mendes - RJ (2007), Gestão Estratégica de Empresas ? Fundação Getúlio Vargas (2012), MBA em Liderança Estação Business School (2014) e Mestrado em Governança e Sustentabilidade - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul - ISAE (2017), Pontifícia Universidade Católica (2019). Certificações Internacionais (3) e Nacionais (4) 1. Certified Internal Auditor ? CIA, registro nº 69.816; 2. Certification in Control Self-Assessment ? CCSA, registro nº 2.499; 3. Certification in Risk Management Assurance ? CRMA ? registro nº 4.048. 4. Conselheiro Fiscal Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ? IBGC; 5. Auditor Independente - Qualificação Técnica Geral pela Comissão de Valores Mobiliários ? CVM; 6. Auditor Independente - Superintendência de Seguros Privados ? SUSEP; e 7. Auditor Independente - Banco Central do Brasil ? BACEN. 8. CPA20 - ANBIMA Experiência Profissional Empresa: Companhia Paranaense de Energia - COPEL? desde 2005 Cargo Atual: Gerente de Departamento - Auditoria Interna; Último Cargo: Superintendente de Gestão da Copel Renováveis S.A. Empresa: Moore Stephens Boeing Auditores Independentes ? 2003 a 2005 Último Cargo: Auditor Externo Sênior Empresa: Boucinhas & Campos - Auditoria, Consultoria de Gestão e Soluções ? 2000 a 2003 Último Cargo: Assistente (A) de Auditoria. Informações Adicionais Além da experiência adquirida na Copel, destaco, a seguir, algumas das principais empresas, por segmento, cuja atuação como auditor externo proporcionaram-me conhecimentos e habilidades nos mais diversos tipos de negócios, bem como, visão sistêmica das organizações, sendo: Segmento de Energia: Centrais Elétricas de Santa Catarina Celesc; Eletrobrás Distribuição Rondônia; Centrais Elétricas Mato-grossenses S.A. Cemat Grupo Rede; Companhia Paranaense de Energia - Copel; Companhia de Gás de Santa Catarina  SCGás e Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL. Segmento de Commodities: Grupo Novamérica S/A; Sabaralcool Acuçar e Alcool S/A. Segmento de Telecomunicação: Brasil Telecom S/A; Embratel S/A; Telecomunicações da Bahia S/A. Segmento Financeiro: Banco do Estado de Santa Catarina S.A.  BESC e Agência de Fomento do Estado do Paraná. Segmento de Educação e Tecnologia: Pontifícia Universidade Católica - PUCPR; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Senac-PR; Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras CERTI; Instituto Curitiba de Informática  ICI. Segmento de Concessões de Rodoviárias: Ecovias Anchieta Imigrantes São Paulo; Concessionário do Norte do Paraná  Econorte; e Concessionária do Rio Grande do Sul  Ecosul. Segmento de Construção Civil e Químico: Grupo C.R. Almeida Construções S/A; Britanite S/A - Indústrias Químicas de Explosivos. Segmento de Fundações e Seguros: Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social  Elos; Fundação Codesc de Seguridade Social Fusesc; Fundo de Ação Social  FAS e Santa Catarina Seguros SCSeguros.


fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutora

Disciplinas ministradas

Geração de Energia Elétrica e Perspectivas

Resumo

Fabiola possui graduação, mestrado e doutorado em engenharia elétrica. Possui mais de 20 anos de experiência em mercados de energia elétrica, regulação da indústria de eletricidade, planejamento da expansão, análise de projetos de geração, leilões de energia elétrica, tarifas de energia, encargos do setor elétrico, formação de preço, regras e procedimentos de mercado. Desde novembro de 2015, ocupa a posição de Diretora de Assuntos Regulatórios e porta-voz na Statkraft Energias Renováveis. Antes de se juntar à Statkraft, atuou por 14 anos no grupo Engie (Tractebel Energia S.A. e GDF Suez Latin America), ocupando posições de Especialista em Assuntos Regulatórios, Coordenadora de Planejamento Comercial e Coordenadora de Risco de Mercado para América Latina. Atualmente é membro do Conselho de Administração da APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica) e da ABRAGEL (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa). Tem participado de mais de vinte bancas de avaliação de mestrado, qualificação de doutorado e doutorado em prestigiadas instituições de ensino brasileiras. Dentre suas principais características: alta capacidade de adaptação, facilidade em lidar com ambientes dinâmicos, com múltiplas demandas e prioridades. Possui alta capacidade de networking, habilidade em resolução de conflitos e comunicação eficaz. Possui visão estratégica do mercado, background variado e amplo (engenharia, economia, finanças e política), grande espírito de equipe e cooperação.


fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutor

Disciplinas ministradas

Workshop Gás

Resumo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é diretor técnico da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia (ABRACE). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento da expansão, comercialização de energia elétrica e sistemas de potência.


coord.energia@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutor

Disciplinas ministradas

Modelo Institucional do Setor Elétrico

Resumo

Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy. Atuou como Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), com pós graduação em Planejamento, Operação e Comercialização da Indústria de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e MBA em Gestão de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e em direito pela Faculdade Dom Bosco (2009).Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Eletrônica de Potência, Direito Regulatório, Comercialização de Energia no segmento livre e regulado, Cálculo de Tarifa de Distribuição e Transmissão. Possui experiência acadêmica como professor em diversas instituições.

fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutor

Disciplinas ministradas

Governança Corporativa

Resumo

Gabriel Fiuza de Bragança é secretário adjunto da secretaria de desenvolvimento da infraestrutura (SDI) do Ministério da Economia e ex-subsecretário de regulação e mercado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Economia por 2 anos. É pesquisador aplicado sênior, com mais de 15 anos de experiência em projetos nos diferentes setores de infraestrutura (saneamento básico, energia elétrica, telecomunicações e logística). Foi também professor de cursos de economia e finanças em instituições renomadas como IBMEC, FGV e PUC-Rio (graduação, pós-graduação e mestrado profissional). Atuação destacada na construção, aprovação e regulamentação dos novos marcos legais e infralegais de Saneamento Básico e Telecomunicações além de participar da construção da política de alívio financeiro, por conta da pandemia, (MP950) e de aprimoramentos regulatórios no setor elétrico (MP998). Em termos de formação acadêmica, é doutor em economia pela Victoria University of Wellington (Nova Zelândia) é pesquisador do IPEA de carreira na área de regulação/economia da infraestrutura, trabalhando no instituto nos períodos de 2004 a 2008 e de 2011 a 2019. Também é mestre em economia pela EPGE/FGV e mestre em métodos matemáticos em finanças pelo IMPA. Gabriel foi associado ao Instituto de Regulação e Defesa da Concorrência da Nova Zelândia (ISCR) de 2008 até o seu encerramento em 2015, tem participado de inúmeras conferências nacionais e internacionais, recebeu prêmios no Brasil e na Austrália por seus artigos em economia da infraestrutura, possui publicações em periódicos relevantes (Energy Economics, Energy Policy, Revista Brasileira de Finanças) e participou de vários livros (Marcos Regulatórios no Brasil, Defesa da Concorrência e Poder de Mercado no Agronegócio, Regulação e Concorrência no Brasil - Governança, Incentivos e Eficiência, Ajustes Fiscais: Experiência de Países Selecionados e Forest Valuation under Carbon Price). Sua tese de doutorado trata da interação entre risco, poder de mercado e contratos no setor de energia elétrica. Suas áreas de interesse incluem finanças, energia, investimentos, opções reais, microeconomia, organização industrial, regulação econômica e economia de redes.

fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Mestre

Disciplinas ministradas

Operação do Sistema Elétrico Brasileiro e Formação de Preços

Resumo

Hermano Dumont Veronese é engenheiro Eletricista, graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (USFC). Possui mais de 15 anos de experiência no setor elétrico, dos quais 13 foram como especialista em regulação na ANEEL. Nesse período, atuou na Superintendência de Regulação Econômica (SRE), na Superintendência de Gestão Tarifária (SGT), na Superintendência de Regulação Econômica e Estudos do Mercado (SRM) e na Assessoria da Diretoria. Participou na consolidação dos Procedimentos de Regulação Tarifária e no desenvolvimento das metodologias e normas vigentes para o cálculo das receitas e tarifas dos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ocupou os cargos de Coordenador de Regulação Econômica na SRM e Assessor da Diretoria. Possui conhecimento teórico e prático em regulação aplicada ao setor elétrico, com foco nos segmentos sujeitos à regulação de preço.



fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Especialista

Disciplinas ministradas

Gestão de Riscos na Comercialização de Energia

Resumo

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ? CEFET-MG (2003), possui MBA em Negócios Financeiros pelo IBMEC (2009) e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral ? FDC (2015). Histórico profissional em empresas de grande porte nos ramos de geração, comercialização, distribuição e consumo de energia. Experiência na gestão das áreas de Regulação, Back Office, Middle Office e Front Office de energia, atuando na definição de estratégias para otimização de portfólios de energia, análise e gestão de risco na comercialização de energia, negociação, estruturação e análise financeira de alternativas e produtos comerciais para viabilização de investimentos em novos ativos de energia, gestão de contratos, precificação, análise de mercado e estudos regulatórios.

fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutora

Disciplinas ministradas

Aspectos jurídicos da regulação do Setor Elétrico

Resumo

Advogada e Economista. Especialista em regulamentação de eletricidade e legislação energética, com foco em energias renováveis. PhD em Direito da Energia e Sustentabilidade pelo Centre for Energy, Petroleum, and Mineral Law and Policy (CEPMLP) na Universidade de Dundee/Escócia; Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); LLM em Direito Europeu pela London School of Economics (LSE), com concentração em concorrência e regulação do mercado europeu de energia. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Sócia há mais de 20 anos da área de energia do escritório Rolim, Viotti, Goulart, Cardoso Advogados, parceiro da Ferreira Pinto & Associados em Portugal. Presidente da Comissão Especial de Direito da Energia da Ordem dos Advogados em São Paulo (OAB-SP) e da Comissão de Direito da Regulação Econômica da Ordem dos Advogados em Minas Gerais (OAB-MG). Professora do curso de Regulação do Setor Elétrico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), professora e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu LLM em Direito da Energia e Negócios no Setor Elétrico do Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN), professora do MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL), Coordenadora e professora do curso Modernização do Setor Elétrico: Oportunidades de Investimento na Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base ? (ABDIB). Coordenadora do Comitê de Energia do Instituto Brasileiro de Direito Energético (IBDE), membro do Instituto de Advogados de Minas Gerais (IAMG), membro do Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Energético (IBDE). Autora de livros e artigos na área do Direito de Energia .Nacionalidade angolana e portuguesa, educada no Brasil e no Reino Unido, com conhecimento das condições locais em diversos países.

fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutor

Disciplinas ministradas

Planejamento e Matriz Energética

Resumo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995 e 2005). Desde 2006 trabalha em planejamento energético para a EPE - Empresa de Pesquisa Energética.


fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutor

Disciplinas ministradas

Distribuição de Energia Elétrica

Resumo

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em andamento. Coordenador do Projeto P&D Estratégico - Sistema de Inteligência Analítica do Setor Elétrico (SIASE) - Etapas 1 e 2. Possui experiência profissional nos seguintes temas: regulação de serviços públicos, tarifas públicas, planejamento e operação da distribuição de energia elétrica.


fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Doutora

Disciplinas ministradas

Comercialização de Energia Elétrica e Leilões

Resumo

Advogada. Doutora em Ciências - Engenharia Elétrica - Escola Politécnica da USP - SP (2018). Mestre em Ciências - Engenharia Elétrica / USP-SP / Escola Politécnica da USP - SP (2013). Pós graduação lato sensu: Direito Empresarial pela PUC-SP e MBA em Energia pela USP-SP / Escola Politécnica. Bacharel em História (1985) pela Faculdade de História da Universidade de São Paulo, com Licenciatura Plena em História (1986) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. É graduada em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1997). Atuou na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE de 2002 a 2020, tendo sido Conselheira de 2014 a 2020, Vice-Presidente do Conselho de Administração de 2015 a 2020, gerente executiva jurídica de 2002 a 2014. Foi membro-suplente do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE de 2014 a 2020. Membro do Conselho de Administração do Cigre Brasil desde 2019. Integrante da Comissão de Direito de Energia da OAB - São Paulo. Professora convidada da FGV e da USP / Fundação Vanzolini - pós graduação e MBA. Atuação e publicações nas áreas Direito da Energia Elétrica, Direito Regulatório, Direito Empresarial, Comercialização de Energia Elétrica e mercado de energia elétrica.  

Investimento

* à vista:  R$19.450,00 

  12 X R$ 1.698,45

  24 X R$   887,45

 ¨¨ Descontos especiais para empresas¨¨

*Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE)

*Associação Brasileira de PCHs E CGHs

*CIC de Garibaldi, ACI de Carlos Barbosa, APEME

*Hospital Tacchini, Sicredi, Tramontina

*Companhia Paranaense de Energia - COPEL

*Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa – ABRAGEL

*Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Depoimentos

Contato

Preecha seus dados no formulário abaixo que lhe daremos retorno em breve, ou se preferir contate-nos por e-mail, telefone ou WhatsApp!

Informações de contato

E-mail: fisul@fisul.edu.br

Celular: (54) 9 8135.4795

Telefone: (54) 3462.8300

WhatsApp: (54) 9 8110.0130

Gostaria de ser avisado quando algum de nossos cursos estiver em oferta?
Acesse o link tenho interesse abaixo!

Tenho interesse

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Precisa de Alguma Informação? expandir/ ocultar formulário
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de privacidade e transparência.