SOBRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Atividades de Extensão 

A Extensão é entendida como um processo de complementação de saberes e oportunidades de resposta da FISUL a diferentes demandas. Propõe-se a compartilhar, com a comunidade interna e externa, o conhecimento construído na dimensão do ensino, de forma a ampliá-lo e suprir as demandas sociais, políticas e culturais, como contribuição para a superação das desigualdades que permeiam a sociedade. Os projetos de extensão podem se desenvolver de forma permanente ou eventual. 

Além de manter um catálogo de cursos de Extensão, a Faculdade FISUL oferece outras atividades de extensão de forma permanente, que se dá nos seguintes espaços:


Faculdade Aberta da Terceira Idade (FATI) 

A FATI é um espaço de integração para pessoas da terceira idade, que busca contribuir com o desenvolvimento das suas potencialidades, habilidades e autonomia, em processo de educação continuada e de inclusão.

Além de possibilitar a discussão e a compreensão do papel exercido pelo idoso na contemporaneidade enquanto titular de direitos, permite a atualização e a reciclagem de conhecimentos, a consolidação de vínculos interpessoais e a troca de sabres e de experiências vivenciadas no cotidiano familiar.

Por sua dinamicidade, o programa permite o ingresso de novos alunos a qualquer tempo ou época do semestre, sem prazo para a conclusão. Podem participar da FATI pessoas de qualquer idade sem exigência de formação prévia.


Tessere

O Programa Tessere tem por objetivo promover a iniciação dos ingressantes da FISUL aos estudos superiores, acolhendo-os e instrumentalizando-os de meios para que se reconheçam como acadêmicos ao integrar e participar da educação superior, e se aperfeiçoem cultural e profissionalmente. O programa propõe-se ainda a oportunizar aos estudantes a interação autônoma nos espaços acadêmicos.

FISUL Personalidades

O Programa FISUL Personalidades constitui-se em um espaço de discussão e reflexão sobre temas contemporâneos nas diferentes áreas do conhecimento.

O Programa pretende contribuir para a formação de consciência crítica dos acadêmicos dos cursos da FISUL e para a divulgação da diversidade das ideias, teorias e pensamentos. A sua concepção sugere oportunizar que personalidades de renome regional, estadual e nacional possam apresentar, discutir e socializar as suas experiências nas mais variadas áreas do conhecimento.

Este programa também oportuniza uma articulação entre docentes e discentes, e os sujeitos externos, cuja expressão na área acadêmica, empresarial, social, política ou cultural seja inegável.
 

Cine FISUL

O Cine FISUL é um programa que se propõe, através do caráter dinâmico e inventivo da linguagem do cinema, proporcionar múltiplas abordagens de conhecimento do mundo, na atualidade. Entendido como a arte do movimento, o cinema reúne ficção e realidade em diferentes perspectivas, dinamismos e transformações das relações humanas contemporâneas.

Nesta perspectiva, espera-se que o programa auxilie na compreensão crítica e problematizante das relações que constituem o mundo atual, produzindo novos olhares, novos modos de pensar, sentir e buscar soluções para novos desafios. Assim, após a exibição, abre-se espaço para debates, dando-se preferência a filmes que expressem a dinamicidade destes diferentes olhares.