FISUL PROMOVE UMA RODA DE CONVERSA COM O MOVIMENTO SLOW FOOD

Mesa redonda com especialistas será dia 24 de agosto, com entrada franca a toda comunidade

A FISUL em parceira com o movimento Slow Food Primeira Colônia Italiana, com sede Garibaldi, realiza uma roda de conversa sobre o tema “Alimentos Bons, Limpos e Justos: Cultura Alimentar, Ecogastronomia, Produção Orgânica e Novas Economias”. O evento ocorre na sexta-feira, dia 24, no auditório da FISUL. A entrada é gratuita para os acadêmicos e comunidade.

O movimento, nascido na década de 80, na Itália, trabalha o tripé: Bom, Limpo e Justo, e defende o bom sabor como essencial nos alimentos que comemos; que sejam cultivados de maneira limpa para a manutenção do bem-estar humano, ambiental e dos animais; e o pagamento pelo trabalho de cultivo e venda dos produtos deve ser justo. O convívio Slow Food Primeira Colônia Italiana difunde esses conceitos por meio de mesas redondas, hortas escolares, educação para o gosto e a troca de experiências entre produtores, cozinheiros e consumidores.

O mediador do encontro será coordenador dos Cursos de Administração e de Gestão Comercial da FISUL, professor Ricardo Reche, que trabalhará o aspecto multidisciplinar do tema de uma nova consciência de consumo alimentar, bem como uma oportunidade de novos nichos de mercado. Na pauta, também os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional sobre o uso de agrotóxicos e a comercialização de produtos orgânicos e a necessidade de entender a real proposta dessas leis. Completam a mesa a nutricionista Bruna Postingher, a produtora Rosângela Bettu Lazzari, o chef e agricultor Israel Dedea Santos e Leandro Venturin, referência nacional em agroecologia e integrante da Comissão de Produção Orgânica do Estado do Rio grande do Sul (CPOrg-RS).

 

Programação

19h00 - Abertura
Slow Food - Aspectos de saúde relacionados ao consumo de orgânicos X agrotóxicos
Bruna Postingher, nutricionista e produtora orgânica

19h30
Case - Diferenças entre a produção orgânica e a convencional
Rosângela Bettu Lazzari, produtora orgânica e enóloga

20h00
Conceito da agroecologia em restaurantes
Israel Dedea Santos - Chefe de cozinha e agricultor

21h00
Leandro Venturin – Centro Ecológico de Ipê - Coordenador Geral da Comissão Estadual de Produção Orgânica - CPOrg-RS
Projeto de Lei dos Agrotóxicos – Entenda o que está em jogo

 

Outras Notícias