Acadêmicos de Gestão da Inovação da FISUL conhecem os processos de inovação da Tramontina

Acadêmicos de Gestão da Inovação da FISUL conhecem os processos de inovação da Tramontina

As turmas da disciplina de Gestão da Inovação da FISUL visitaram o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CIPeD) da Tramontina Garibaldi (ferramentas) na última segunda-feira, 25. Lá, eles conheceram os laboratórios nos quais a empresa desenvolve, aplica e testa os seus processos de inovação. Um passeio pelo showroom complementou a visita técnica. O grupo foi recepcionado pelo engenheiro mecânico Tiago Beal, pelo engenheiro químico José Carlos Rizzolli e a responsável pela Gestão da Qualidade, Simone Villa Campagnolo.

Nossos acadêmicos tiveram a oportunidade de ver como são os processos de desenvolvimento dos produtos, desde os protótipos, design, testagem e finalmente o lançamento ao mercado, em um formato de aprendizado que apresenta o ciclo de vida de um produto, desde a concepção até a aceitação pelo mercado. 

 “A apresentação da palestra foi elucidativa para a compreensão dos processos envolvidos. Em Gestão da Inovação esse aprendizado in loco nas organizações faz parte de um importante processo, que é a aprendizagem”, diz o professor da disciplina Guilherme Coelho.                    

“A palestra e a visita como um todo foram bem produtivas para o desenvolvimento da disciplina de Gestão da Inovação, pois vimos um pouco da prática de como funcionam os processos de inovação de uma grande empresa da nossa região”, afirma o acadêmico Jarbas Bordinhão.

 “Toda inovação envolve oportunidade, risco e mudança: é um processo imprevisível que pode também ter grandes custos associados. As visitas técnicas a empresas da região integram o conjunto de metodologias ativas de ensino adotadas pela FISUL, para que os acadêmicos possam compreender como os processos funcionam na prática”, complementa a Diretora Geral Marlene Helena Nichel.

Outras Notícias