A importância da análise de cenários e tendências. A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos do planejamento nas organizações. A importância da visão, missão, valores e propósito. Fatores críticos de sucesso. Desenvolvimento de planos de ação: objetivos-chave e estratégias competitivas.
MBA em Marketing: Cultura Analítica e Experiência do Cliente
Um MBA que vale por três: a cada módulo, um certificado extra para turbinar seu currículo e multiplicar suas oportunidades.
O mercado exige profissionais capazes de unir estratégia, análise de dados e experiência do cliente. Esse MBA prepara você para atuar no marketing moderno, integrando branding, digital, comportamento do consumidor e inteligência de mercado.
Conteúdo:
- Consolidar conhecimentos de marketing estratégico e branding
- Utilizar o composto mercadológico de forma inovadora
- Aplicar análise de dados para decisões mais assertivas
- Desenvolver projetos práticos que impactam nos resultados
- Capacitar-se em gestão de marcas e experiência do cliente
Público-alvo
Graduados em qualquer área que atuem ou desejem atuar em:
• Marketing, comunicação e branding
• Vendas e negócios digitais
• Gestão de marcas e experiência do cliente
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Início
Março/2026
Término: Julho/2027 -
Dias da Semana
Segundas e quartas, das 19h às 22h
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Carga Horária
360h
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Modalidade
Presencial | Garibaldi
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Avaliação
Os alunos serão avaliados ao final de cada disciplina, de acordo com os critérios definidos pelo professor responsável.
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Estrutura do MBA
15 disciplinas (24h cada)
3 módulos com certificações parciais -
Um MBA que vale por três
Cada módulo, um certificado extra para turbinar seu currículo e multiplicar suas oportunidades.
Conteúdo Programático
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1 - Análise de Cenários e Gestão Estratégica
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2 - Inteligência de Mercado e Competitiva
Métodos de coleta, análise e interpretação de informações estratégicas. Monitoramento de concorrentes.
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3 - Gestão de Projetos de Inovação em Marketing
Os desdobramentos das decisões e suas implicações na gestão de projetos. Os sistemas de planejamento, execução, organização e controle no ambiente do projeto. Técnicas de planejamento e controle. Metodologias ágeis para gestão de equipes de projetos. Aplicação de metodologias de gestão de projetos em ações de marketing.
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4 - Gestão do Relacionamento e Experiência do Cliente
Antecedentes e consequentes da fidelização de clientes. Fundamentos e Estratégias de relacionamento. O papel do CRM. Mapeamento da jornada do cliente. Customer Success e Customer Experience.
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5 - Análise de Custos e Estratégias e Precificação
Os custos, conceitos e classificações. Determinação dos custos. Métodos de custeio. Custos de produtos e serviços. Setorização e apropriação dos custos operacionais. Formação de preços. Margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança.
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6 - Gestão de Canais e Trade Marketing
Market place: conceitos e fundamentos. Trade marketing: benefícios e implicações.. Omnichannel: o varejo integrado e seus canais. Estrutura e operação de canais integrados: o mix de marketing no omnichannel. Planejamento de e-commerce: ideação, segmentação, táticas e monitoramento
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7 - Comunicação Integrada de Marketing
Mix de comunicação, propaganda, RP (relações públicas), digital e mídias integradas.
A gestão da reputação, crises de marketing e imagem de produtos, marcas e organizações.
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8 - Marketing de Serviços
Os fundamentos da qualidade em serviços. Gestão de serviços voltada à experiência do cliente. Layout e atmosfera de loja. A recuperação de serviços.
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9 - Cultura Organizacional, Endomarketing e Humanização das Relações
Conceitos de marketing interno, engajamento, motivação e comunicação interna. Estratégias de marketing interno como recurso para melhoria da produtividade, e cultura da organização. O endomarketing e a gestão das mudanças no ambiente interno. Fundamentos do marketing humanizado, propósito e storytelling, construção de confiança, design de experiências autênticas, cocriação com clientes, ética e sustentabilidade relacional.
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10 - Marketing Digital e Mídias Sociais
Planejamento de mídias digitais. O relacionamento no digital entre pessoas e marcas. Transformação digital em grandes e pequenos negócios. Análise de resultados e acompanhamento de métricas. SEO, mobile marketing e performance online. Ferramentas digitais para construção de presença online e engajamento de marcas.
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11 - Pesquisa de Marketing e Cultura Analítica
Sistemas de informação de marketing para a tomada de decisão. Elaboração e execução de pesquisas de marketing qualitativas e quantitativas. A cultura analítica nas organizações. Estatísticas descritivas e inferenciais aplicadas ao marketing.
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12 - Comportamento do Consumidor e Neuromarketing
Fatores sociais, culturais e psicológicos do consumo. Influências internas e externas ao comportamento de consumo. Aprendizagem e condicionamento. O processo de decisão de compra e consumo. Neuromarketing e insights do processo de decisão.
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13 - Branding: identidade e Arquitetura de Marca
Fundamentos de branding, identidade de marca, posicionamento e arquitetura de portfólio. Aplicação dos princípios de branding na construção de marcas fortes. Brand equity e valor de marcas.
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14 - Gestão de Vendas e Negociação
Conceitos e práticas da gestão de vendas e da negociação empresarial. Planejamento comercial, gestão de equipes de vendas e técnicas de negociação em diferentes contextos.
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15 - IA, Automação e Tópicos Especiais em Marketing
Exemplos: Gestão de Riscos aplicada ao Marketing. Cidadania organizacional. ESG e seus impactos contábeis e mercadológicos. Marketing Social. Fundamentos de IA (machine learning, IA generativa, NLP), personalização e segmentação com IA, análise preditiva de comportamento, automação de campanhas, chatbots e assistentes virtuais, riscos éticos (viés, privacidade, regulação). Temas livres, contemporâneos e opcionais, à escolha de professores convidados.
Corpo Docente

Ricardo Antonio Reche
Coordenador(a)
Titulação
Doutor
Disciplinas Ministradas
Comportamento do Consumidor
Estágios
Metodologia Científica
Pesquisa de Marketing
Resumo
Mestre e doutor em Administração. Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade.
ricardo.reche@fisul.edu.br
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