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MBA em Marketing: Cultura Analítica e Experiência do Cliente

Um MBA que vale por três: a cada módulo, um certificado extra para turbinar seu currículo e multiplicar suas oportunidades.

O mercado exige profissionais capazes de unir estratégia, análise de dados e experiência do cliente. Esse MBA prepara você para atuar no marketing moderno, integrando branding, digital, comportamento do consumidor e inteligência de mercado.

Conteúdo:

- Consolidar conhecimentos de marketing estratégico e branding

- Utilizar o composto mercadológico de forma inovadora

- Aplicar análise de dados para decisões mais assertivas

- Desenvolver projetos práticos que impactam nos resultados

- Capacitar-se em gestão de marcas e experiência do cliente

Público-alvo

Graduados em qualquer área que atuem ou desejem atuar em:

• Marketing, comunicação e branding

• Vendas e negócios digitais

• Gestão de marcas e experiência do cliente  

  • Início

    Março/2026
    Término: Julho/2027

  • Dias da Semana

    Segundas e quartas, das 19h às 22h

  • Carga Horária

    360h

  • Modalidade

    Presencial | Garibaldi

  • Avaliação

    Os alunos serão avaliados ao final de cada disciplina, de acordo com os critérios definidos pelo professor responsável.

  • Estrutura do MBA

    15 disciplinas (24h cada)
    3 módulos com certificações parciais

  • Um MBA que vale por três

    Cada módulo, um certificado extra para turbinar seu currículo e multiplicar suas oportunidades.

Conteúdo Programático

  • 1 - Análise de Cenários e Gestão Estratégica

    A importância da análise de cenários e tendências. A estratégia empresarial em suas diversas abordagens. Impactos do planejamento nas organizações. A importância da visão, missão, valores e propósito. Fatores críticos de sucesso. Desenvolvimento de planos de ação: objetivos-chave e estratégias competitivas.

  • 2 - Inteligência de Mercado e Competitiva

    Métodos de coleta, análise e interpretação de informações estratégicas. Monitoramento de concorrentes.

  • 3 - Gestão de Projetos de Inovação em Marketing

    Os desdobramentos das decisões e suas implicações na gestão de projetos. Os sistemas de planejamento, execução, organização e controle no ambiente do projeto. Técnicas de planejamento e controle. Metodologias ágeis para gestão de equipes de projetos. Aplicação de metodologias de gestão de projetos em ações de marketing.

  • 4 - Gestão do Relacionamento e Experiência do Cliente

    Antecedentes e consequentes da fidelização de clientes. Fundamentos e Estratégias de relacionamento. O papel do CRM. Mapeamento da jornada do cliente. Customer Success e Customer Experience.

  • 5 - Análise de Custos e Estratégias e Precificação

    Os custos, conceitos e classificações. Determinação dos custos. Métodos de custeio. Custos de produtos e serviços. Setorização e apropriação dos custos operacionais. Formação de preços. Margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança.

  • 6 - Gestão de Canais e Trade Marketing

    Market place: conceitos e fundamentos. Trade marketing: benefícios e implicações.. Omnichannel: o varejo integrado e seus canais. Estrutura e operação de canais integrados: o mix de marketing no omnichannel. Planejamento de e-commerce: ideação, segmentação, táticas e monitoramento

  • 7 - Comunicação Integrada de Marketing

    Mix de comunicação, propaganda, RP (relações públicas), digital e mídias integradas.
    A gestão da reputação, crises de marketing e imagem de produtos, marcas e organizações.

  • 8 - Marketing de Serviços

    Os fundamentos da qualidade em serviços. Gestão de serviços voltada à experiência do cliente. Layout e atmosfera de loja. A recuperação de serviços.

  • 9 - Cultura Organizacional, Endomarketing e Humanização das Relações

    Conceitos de marketing interno, engajamento, motivação e comunicação interna. Estratégias de marketing interno como recurso para melhoria da produtividade, e cultura da organização. O endomarketing e a gestão das mudanças no ambiente interno. Fundamentos do marketing humanizado, propósito e storytelling, construção de confiança, design de experiências autênticas, cocriação com clientes, ética e sustentabilidade relacional.

  • 10 - Marketing Digital e Mídias Sociais

    Planejamento de mídias digitais. O relacionamento no digital entre pessoas e marcas. Transformação digital em grandes e pequenos negócios. Análise de resultados e acompanhamento de métricas. SEO, mobile marketing e performance online. Ferramentas digitais para construção de presença online e engajamento de marcas.

  • 11 - Pesquisa de Marketing e Cultura Analítica

    Sistemas de informação de marketing para a tomada de decisão. Elaboração e execução de pesquisas de marketing qualitativas e quantitativas. A cultura analítica nas organizações. Estatísticas descritivas e inferenciais aplicadas ao marketing.

  • 12 - Comportamento do Consumidor e Neuromarketing

    Fatores sociais, culturais e psicológicos do consumo. Influências internas e externas ao comportamento de consumo. Aprendizagem e condicionamento. O processo de decisão de compra e consumo. Neuromarketing e insights do processo de decisão.

  • 13 - Branding: identidade e Arquitetura de Marca

    Fundamentos de branding, identidade de marca, posicionamento e arquitetura de portfólio. Aplicação dos princípios de branding na construção de marcas fortes. Brand equity e valor de marcas.

  • 14 - Gestão de Vendas e Negociação

    Conceitos e práticas da gestão de vendas e da negociação empresarial. Planejamento comercial, gestão de equipes de vendas e técnicas de negociação em diferentes contextos.

  • 15 - IA, Automação e Tópicos Especiais em Marketing

    Exemplos: Gestão de Riscos aplicada ao Marketing. Cidadania organizacional. ESG e seus impactos contábeis e mercadológicos. Marketing Social. Fundamentos de IA (machine learning, IA generativa, NLP), personalização e segmentação com IA, análise preditiva de comportamento, automação de campanhas, chatbots e assistentes virtuais, riscos éticos (viés, privacidade, regulação). Temas livres, contemporâneos e opcionais, à escolha de professores convidados.

Corpo Docente

Ricardo Antonio Reche

Ricardo Antonio Reche

Coordenador(a)

Titulação

Doutor

Disciplinas Ministradas

Comportamento do Consumidor
Estágios
Metodologia Científica
Pesquisa de Marketing

Resumo

Mestre e doutor em Administração. Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade.

ricardo.reche@fisul.edu.br

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