Vestibular Agendado - 2024

Realizar Inscrição
Inscrições Vestibular

Gestão de Riscos na Comercialização de Energia


Introdução e aprofundamento ao processo de análise e gestão de riscos na comercialização de energia, do ponto de vista de um agente comercializador e de um agente de geração de energias renováveis.

Objetivos:

* Atender demandas de egressos, de atuais e de futuros alunos e à comunidade em geral, do setor elétrico, no que se refere ao processo de análise, mensuração e gestão do riscos na comercialização de energia.

* Apresentação e estudos de caso relacionados à precificação e gestão de riscos nas operações de compra e venda de energia no Setor Elétrico Brasileiro.

Público- alvo: Egressos e atuais alunos do MBA do Setor Elétrico, profissionais do setor elétrico, com conhecimento básico sobre a estrutura de funcionamento do setor elétrico, especialmente o segmento de comercialização e geração de energia elétrica. 

Coordenador: Dr. Franklin Miguel, doutor em Sistema de Potência (USP) e Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia.

Professor: Leôncio Filho, Engenheiro Eletricista com Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Tomada de Decisão Multicritério e Gestão de Riscos aplicadas à construção de Portfólios de Energias Renováveis.

Conteúdo Programático

Introdução - 1h

Fundamentos da Gestão de Riscos

Principais Tipos de Riscos da Comercialização de Energia

Estrutura da Gestão de Riscos

Risco de Crédito - 2h30

Conceitos

Etapas

Critérios de Análise

Precificação

Risco de Mercado e Precificação - 7h

Conceitos de Quantis

Conceitos das Métricas: Valor Esperado, V@R e CV@R

Curva Forward de Preços

Volatilidade da Curva Forward de Preços

Cenários de PLD

Avaliação do Risco com base na Curva Forward de Preços

Risco x Retorno

Precificação do Risco de Submercado

Precificação de Operações com Modulação

Gestão de Risco para Agente de Geração - 3h30

Gestão de Risco para Geradores Hidráulicos

Gestão de Risco para Geradores Eólicos e Fotovoltaicos

Docentes

coord.energia@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação

Doutor

Disciplinas ministradas

Modelo Institucional do Setor Elétrico

Resumo

Doutor em Sistema de Potência (USP) e CEO na Electra Energy. Atuou como Diretor de Regulação e Comercialização na Norte Energia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), com pós graduação em Planejamento, Operação e Comercialização da Indústria de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e MBA em Gestão de Energia pela Fundação Getúlio Vargas (2002). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e em direito pela Faculdade Dom Bosco (2009).Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Eletrônica de Potência, Direito Regulatório, Comercialização de Energia no segmento livre e regulado, Cálculo de Tarifa de Distribuição e Transmissão. Possui experiência acadêmica como professor em diversas instituições.

fisul@fisul.edu.br Acessar currículo lattes

Titulação Máxima

Especialista

Disciplinas ministradas

Gestão de Riscos na Comercialização de Energia

Resumo

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ? CEFET-MG (2003), possui MBA em Negócios Financeiros pelo IBMEC (2009) e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral ? FDC (2015). Histórico profissional em empresas de grande porte nos ramos de geração, comercialização, distribuição e consumo de energia. Experiência na gestão das áreas de Regulação, Back Office, Middle Office e Front Office de energia, atuando na definição de estratégias para otimização de portfólios de energia, análise e gestão de risco na comercialização de energia, negociação, estruturação e análise financeira de alternativas e produtos comerciais para viabilização de investimentos em novos ativos de energia, gestão de contratos, precificação, análise de mercado e estudos regulatórios.

Contato

Preecha seus dados no formulário abaixo que lhe daremos retorno em breve, ou se preferir contate-nos por e-mail, telefone ou WhatsApp!

Informações de contato

E-mail: fisul@fisul.edu.br

Celular: (54) 9 8135.4795

Telefone: (54) 3462.8300

WhatsApp: (54) 9 8110.0130

Gostaria de ser avisado quando algum de nossos cursos estiver em oferta?
Acesse o link tenho interesse abaixo!

Tenho interesse

Gostaria de receber mais informações sobre os cursos?

Precisa de Alguma Informação? expandir/ ocultar formulário
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de privacidade e transparência.