Perfil dos participantes
O papel da gestão comercial na competitividade do negócio
Diagnóstico: como está a estrutura comercial da sua empresa?
Gestão Comercial e Desenvolvimento de Equipes de Vendas
Da estratégia à prática: faça sua equipe vender mais e melhor.
A Faculdade FISUL traz para você o curso Gestão Comercial e Desenvolvimento de Equipes de Vendas — presencial, prático e direto ao ponto.
Para quem é esse curso?
- Empresários e gestores que desejam profissionalizar sua área comercial.
- Líderes e coordenadores que precisam de processos claros e equipes de alta performance.
- Supervisores e gerentes que querem aplicar indicadores de vendas com eficiência.
- Representantes comerciais e vendedores que buscam aprimorar suas técnicas de negociação.
- Consultores e autônomos que precisam organizar processos para escalar o negócio.
O que você vai aprender:
- Estruturar e organizar processos e rotinas comerciais.
- Aplicar técnicas modernas de prospecção, negociação e gestão de funil de vendas.
- Implementar indicadores para acompanhar e desenvolver equipes com foco em resultados consistentes.
Garanta sua vaga e dê o próximo passo para alavancar seus resultados em vendas!
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Quando
Dias: 07 e 08 de outubro
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Horas
19h às 22h
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Modalidade
Presencial na Faculdade FISUL
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Professora
Carlise de Barba, consultora com mais de 15 anos de experiência em estratégia, vendas e performance.
Conteúdo Programático
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1 - Abertura e contextualização
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2 - Processos e rotinas comerciais de alta performance
Do atendimento informal à gestão estruturada
Etapas da venda e padronização de processos
Integração entre marketing, vendas e pós-venda
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3 - Construção e gestão do funil de vendas
Funil como ferramenta de planejamento e análise
Etapas, taxas de conversão e tempo médio de ciclo
Casos práticos e exemplos reais
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4 - Exercício prático
Mapeamento do processo comercial atual e desenho do funil ideal
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5 - Desenvolvimento da equipe de vendas
Perfis de vendedores: como identificar e desenvolver talentos
Motivação, metas e cultura de resultado
Liderança comercial e acompanhamento diário
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6 - Indicadores e metas comerciais
Principais KPIs da área comercial
Como definir metas realistas e acompanhar desempenho
Ferramentas e métodos para controle eficaz (CRM, dashboards, planilhas)
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7 - Técnicas de negociação e fechamento
Princípios da negociação consultiva
Objeções mais comuns e como superá-las
Estratégias para aumentar taxa de fechamento
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8 - Exercício prático final
Construção de plano de ação: melhorias na gestão comercial e metas para equipe
Compartilhamento de aprendizados
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9 - Encerramento e próximos passos
Boas práticas e recursos extras
Troca de contatos e networking
Corpo Docente

Ricardo Antonio Reche
Coordenador(a)
Titulação
Doutor
Disciplinas Ministradas
Comportamento do Consumidor
Estágios
Metodologia Científica
Pesquisa de Marketing
Resumo
Mestre e doutor em Administração. Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade.
ricardo.reche@fisul.edu.br
ver lattes-
Valor do curso
2x R$212.50
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Egressos / Entidades Conveniadas
10% de desconto
- Quero me Inscrever!
Descontos na Formação Continuada
Condições especiais para grupos, alunos e egressos FISUL e
parceiros: Sicredi, Tramontina, CIC, APEME, ACICB, Hospital Tacchini.
Depoimentos de alunos da FISUL
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Ingresso via
Vestibular
Vestibular da FISUL o ingresso é semestral, por prova de redação on-line ou presencial, por aproveitamento da nota do ENEM ou pela nota de vestibulares anteriores. Inscrições permanentes no ano todo. Inscreva-se e comece a estudar em qualquer momento do ano!
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